quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Apenas....divagando...


Reencontrei uma ex aluna quando aplicava a prova de uma universidade Federal neste fim de semana. Assim que ela chegou, me reconheceu. Pensei ...” Poxa, aquela menina, está uma mocinha.” Aquele mesmo jeitinho meigo ainda estava ali presente no olhar, mas existia um novo sentimento que este eu não havia naquela época presenciado em seus olhos: a tensão. Seu corpo expressava este sentimento. Sentou e aguardou o momento de iniciar a prova.
A lembrança de quando ela tinha 9 anos imediatamente veio em minha mente. No início era meio tímida, mas depois foi se soltando e antes do meio do ano já estava toda serelepe. Que delícia de lembrar. Sempre foi responsável, muitas vezes se cobrava quando errava e eu dizia que isso era normal, que através do erro que a gente também aprendia. Pois é, só que aquela menina que estava ali na minha frente não podia mais errar. Ela tinha que acertar para entrar numa Federal.
Na véspera tinha lido a crônica de Rubem Alves “Muito cedo para decidir”. Relembrando aquelas palavras escritas por ele e olhando aquela ex-menina, uma confusão de sentimentos se apossou de mim. Felicidade e até mesmo orgulho de vê-la prestando uma prova para uma universidade reconhecida, pensava “Fiz parte deste processo”. Eram sentimentos que me emocionavam. Ao mesmo tempo tristeza e agonia, pensava “Tão novinha sendo engolida por este dragão chamado Vestibular. “
Rubem Alves faz uma comparação da escolha da profissão e casamento.

“Imagine-se agora, nessa situação: você é casado ou casada, não gosta do marido ou da mulher, mas é obrigado a, diariamente, fazer carinho, agradar e fazer amor. Pode existir coisa mais terrível que isso? Pois é a isso que está obrigada uma pessoa, casada com uma profissão sem gostar dela. A situação é mais terrível que no casamento, pois no casamento sempre existe o recurso de umas infidelidades marginais. Mas o profissional, pobrezinho, gozará do seu direito de infidelidade com que outra profissão?”
Desejo que esta menina não tenha pressa, ou se que se tenha, não hesite em mudar. Que ela não perca o brilho no olhar, o sorriso nos lábios, o prazer de viver. A vida não é uma linha reta, pelo contrário, é bem sinuosa.

2 comentários:

  1. Pense numa estrada tortuosa... com curvas sinuosas e vista linda? Pensou? é a vida... Trouxe até você... daí até aqui... risos
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Passando para te deixar beijos, desejar um Natal de muita Luz e que seu Ano Novo seja de Paz, saúde e sucesso, de quebra, ganhando esta leitura maravilhosa...rsrs

    Beijos, minha linda!

    ResponderExcluir